Nada é perfeito… Nem a Alemanha!

“Como assim, você prefere viver no Brasil que na Alemanha?“ Nem sei quantas vezes eu já ouvi essa pergunta. Muitos Brasileiros estão fugindo do país deles, ninguém parece compreender como uma alemã poderia preferir morar aqui – Alemanha, para muitos, é visto como um paraíso, me parece.

E eu entendo de onde esse ponto de visto vem – ao final Alemanha é conhecida como rica e desenvolvida e promete uma segurança e economia social para tudo o mundo. Mas é assim mesmo?

Você sabia que…

  • …o fosso entre ricos e pobres é maior que em médio da zona europeia?
  • …aos dez anos se determina sobre o futuro da criança? Os professores e pais decidem se ele ou ela poderá frequentar uma faculdade ou não. (Aqui um artigo que achei bem interessante e que entre outros resume o sistema educacional na Alemanha.)
  • …pesquisas recentes colocam o partido populista de extrema direita “Alternativa para Alemanha” AfD numa faixa entre 7% e 9% das intenções de voto? Esse mesmo partido é contra a dupla cidadania, e afirma que “o casamento homossexual é um erro social grave” só para dar alguns exemplos.

Claro que nem tudo é ruim, tem muitos lados bons na Alemanha – a Oktoberfest por exemplo, ou o bolo floresta negra! 😉

E obviamente também existem coisas positivas que concernem assuntos mais sérios.

Eu não decidi de morar fora da Alemanha por tais lados ruins que eu mencionei. Eu também não quero dizer que a Alemanha é péssima em todos os sentidos.

Eu só gostaria de mostrar aos Brasileiros que nada é perfeito, nem a Alemanha. Mesmo se nas mídias muitas vezes está apresentada como modelo para o mundo inteiro.

Falando dos povos e não da política, eu, pessoalmente, acho que muitos alemães poderiam aprender dos Brasileiros – da vontade de ajudar, da facilidade de começar uma conversa do nada – e assim de fazer novos amigos dum momento ao outro. E vice-versa: Contrariamente aos Brasileiros, alemães geralmente cheguem (na hora)! 😉

Download (1)
Gostoso: O bolo floresta negra da Alemanha!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s